quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Revista Lojas & Lojistas - Especial Bom Retiro










Bom Retiro das compras
Quem passa pelo Bom Retiro, um dos locais mais tradicionais da região central de São Paulo, não imagina que aquelas ruas trazem muitas histórias, conquistas e lutas de pessoas batalhadoras. Em 1867, com a inauguração da Estação da Luz, o bairro tornou-se passagem obrigatória de imigrantes de várias origens que chegavam do Porto de Santos. A primeira nacionalidade estrangeira a explorar o Bom Retiro foi a italiana. Em seguida, vieram os judeus, gregos, coreanos e bolivianos. E, graças a essa miscigenação, o Bom Retiro é hoje um bairro de comércio que ainda consegue manter um clima bastante residencial.
“O Bom Retiro não pára de crescer e de se modernizar”. Essa afirmação é de Antonio Ary Martorelli, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Bom Retiro, entidade sem fins lucrativos que dá suporte aos empreendedores da região, colaborando com o crescimento dos negócios e o aquecimento contínuo das vendas.

“O Bom Retiro não pára de crescer e se modernizar”. Antonio Ary Martorelli


Atualmente, o Bom Retiro consagra-se como endereço certo para se encontrar uma ampla variedade de produtos. No total, são 1.200 lojas espalhadas nos 4 km² do bairro. Por conta de tanta variedade - e demanda -, algumas se segmentaram e vendem, exclusivamente, trajes específicos que merecem destaque por oferecerem bom preço, diversidade e qualidade.
Niula dos Santos, há 32 anos no Bom Retiro e gerente da Alga Marinha (moda praia), destaca que um dos principais ingredientes comerciais do bairro é o investimento em profissionais e produtos de qualidade. “A maioria das lojas tem seu próprio estilista. Além disso, outra característica predominante é o fato de oferecerem uma moda democrática com antecipação”. Diante disso, não é de se estranhar que cerca de 70 mil pessoas vindas do país inteiro passem todos os dias pelo bairro, interessadas em aproveitar as novidades dignas de qualquer shopping center. Segundo Kelly Cristina Lopes, secretária executiva da CDL Bom Retiro, essa potencialidade comercial do bairro deve-se principalmente à vinda dos coreanos. “Com a chegada dos coreanos nos últimos 10 anos, as lojas passaram a se modernizar, oferecendo cada vez mais qualidade e variedade”.
Outro impressionante destaque da região diz respeito às suas vitrines. A maioria dos estabelecimentos, principalmente aqueles estabelecidos em suas principais vias, traz fachadas modernas e arquitetura de primeira. A preocupação dos lojistas quanto à revitalização do bairro mostra que, de comércio popular, só mesmo a fama e os preços baixos.


Bom Retiro Fashion Business
A 5º edição do Bom Retiro Fashion Business, criado pela CDL Bom Retiro como parte integrante do projeto de transformação da região em um grande núcleo de moda, ocorreu nos dias 6 e 7 de agosto. Uma passarela ao ar livre foi montada na rua Carmo Cintra - uma das principais do Bom Retiro -, trazendo para o público cerca de 20 grifes, que apresentaram as novidades em tecidos, cores e cortes que devem ditar regra para a Primavera/Verão 2007/2008.
As marcas participantes foram: Sécia, 101%, Aramodu, Ale Ale, Alga Marinha, Aslan Trends, Burda, Companhia das Calcinhas, Couple Star, Ellya Maria, Gazzy, Guelt, Idio’s Surf, Marcconello, QBella Lingerie, Smack e Universo das Calcinhas.
Esses desfiles anuais movimentam e impulsionam o comércio local, além de evidenciarem, a cada realização, a nova cara do Bom Retiro, que vem se firmando como centro propagador de moda e investindo cada vez mais na profissionalização das criações. De acordo com Fernando Aidar, consultor de moda de inúmeras lojas no Bom Retiro, “o evento demonstra que o comerciante não tem medo de ousar; ele é um profissional ciente das últimas tendências nos principais pólos da moda no mundo”.
“A cada edição, notamos um aumento na questão da profissionalização das criações do bairro. Estamos melhorando casa vez mais o estilo das apresentações e investindo na qualidade dos desfiles. Com isso, o Bom Retiro Fashion Business é mais do que um evento de moda na rua: é uma oportunidade de estilistas que atuam diretamente no mercado exporem suas criações”, finaliza Ary Martorelli.


Roteiro Oficial do Bom Retiro
Aproveitando a 5ª edição do Bom Retiro Fashion Business, a On Line Editora, em parceria com a Câmara de Dirigentes de Lojistas do Bom Retiro, lançaram o Roteiro de Compras Oficial do Bom Retiro. O guia segue a mesma linha do similar confeccionado para a Rua 25 de março e traz uma descrição detalhada do bairro do Bom Retiro. “A intenção do Roteiro é auxiliar o consumidor na hora da compra, orientando e indicando serviços na área”, ressalta Kelly Lopes.
Com periodicidade anual, o Roteiro de Compras do Bom Retiro conta com cerca de 2.700 endereços de lojas de moda, restaurantes, hotéis, prestadores de serviços, shoppings e galerias. A publicação também apresenta a história e a cultura da moda, curiosidades, dicas de boas compras, entrevistas com estilistas revelando as tendências que saem do bairro e cobertura de desfiles (incluindo o Bom Retiro Fashion Business). Mapas de localização das lojas é outro ponto de destaque no guia.
Com design e layout práticos, o Roteiro de Compras do Bom Retiro tem como público alvo mulheres (80% dos leitores previstos), com mais de 18 anos, vindas das classes B e C. O preço sugerido da edição é de R$ 14,90 e esta disponível para vendas em bancas de todo o país.







Um comentário:

Portal do BOm REtiro disse...

Guia Comercial de Lojas do BOm REtiro
www.portaldobomretiro.net