terça-feira, 4 de setembro de 2007

Campanha Bom Sangue Bom



Campanha do Corpo de Bombeiros
estimula a doação de sangue
Com o objetivo de estimular a doação, até o final de julho, os 18 grupamentos do Corpo de Bombeiros espalhados pelo Estado, mais o pessoal do administrativo e apoio estarão empenhados na campanha Bombeiro Sangue Bom. A campanha do Comando do Corpo de Bombeiros, em parceria com a Fundação Pró-Sangue, existe há quatro anos e é programada sempre em julho, quando se comemora o Dia do Bombeiro (2 de julho).
“O mês de julho foi escolhido por dois motivos: o primeiro é que o dia 2 é o Dia do Bombeiro e este é, portanto, um mês de comemorações para a categoria; segundo porque, como é mês de férias e durante o inverno, as doações caem muito nos hemocentros”, explica o capitão Mauro Lopes, chefe da seção de Comunicação do Corpo de Bombeiros.
No ano passado, a atuação dos soldados gerou aumento de 278 % de doações em relação a 2005. Isso significa que em 2006, o trabalho resultou em 9.742 colaborações em todos os cantos do Estado, somando-se a doação dos próprios bombeiros e da comunidade. Quem ficou em primeiro lugar foi o 9º grupamento de Bombeiros, de Ribeirão Preto, que registrou 1.308 doações de sangue.
No ano anterior, houve a participação de 2.576 pessoas. O capitão Santos, disse que a meta desta edição do programa é superar a marca atingida em 2006.
No Posto de Bombeiros da Lapa, há uma previsão que 90% do efetivo participe da doação. De acordo com o Sargento Aguirre, do Posto de Bombeiros da Lapa, o principal objetivo da campanha é conscientizar a população que existem muitas pessoas que precisam de sangue “promova a solidariedade, doe sangue e salve vidas” finaliza o Sgt. Aguirre.

Doar e competir
O projeto Bombeiro Sangue Bom começou em 2004, mas o capitão Santos faz questão de ressaltar que a competição é apenas uma forma de incentivar a campanha. “Não queremos valorizar a competição, mas sim a doação de sangue. A competição é secundária, é uma motivação a mais para que as unidades possam doar o máximo de sangue possível”.
O grande volume de doações em 2006, além de normalizar os estoques da Pró-Sangue, tornou possível o atendimento em outros Estados. “Como sobrou material, a Fundação Pró-Sangue mandou boa quantidade para Pernambuco”, lembrou o capitão, orgulhoso. Em cidades do Estado onde não existem unidades do Pró-Sangue, o pessoal da corporação indica a procura de hemocentros locais.
Em certos períodos do ano, como inverno, Carnaval e feriados prolongados, é comum as pessoas se esquecerem de doar. E isso resulta na queda de 30% dos estoques da instituição. Para reverter a situação, a Fundação Pró-Sangue contata seus doadores cadastrados no sistema para sensibilizá-los e estimulá-los a ajudar. Homens podem participar da campanha quatro vezes ao ano e as mulheres, três. A Fundação Pró-Sangue calcula que 10% da recomposição de seu estoque, em épocas de crises, deve-se à colaboração dos bombeiros.

Sobre a Fundação Pró-Sangue
A Fundação Pró-Sangue é uma instituição sem fins lucrativos, ligada à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, mantendo com a última estreito laço de cooperação acadêmica e técnico-científica.
Criada em 1984, a Fundação Pró-Sangue tem sua sede no 1.º andar do Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas, na avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, onde ocupa área de 5.000 metros quadrados.
A Fundação Pró-Sangue é o maior hemocentro da América Latina, o volume de sangue coletado equivale a aproximadamente 43% do sangue consumido na Região Metropolitana de São Paulo, 22% do Estado e 6% do Brasil.
Centro de referência da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Pró-Sangue é ainda laboratório de referência da Sociedade Internacional de Hemofilia, membro do Serum Cells and Rare Fluids-SCARF, grupo que reúne especialistas internacionais que atuam em laboratórios de referência e fazem intercâmbio de amostras raras, e “twin-partner”(irmão gêmeo) do The Mount Sinai Medical Center, de Nova Iorque.
Em 1998, a instituição recebeu da British Standards Institution certificação ISO 9001:2000, tornando-se também o primeiro hemocentro público brasileiro a ter o controle de qualidade de seus produtos e serviços testado e comprovado por um organismo de renome internacional. Desde então, a Pró-Sangue vem mantendo a certificação e aprimorando seus processos.
A Fundação Pró-Sangue coleta e processa mensalmente cerca de 15.000 bolsas de sangue que têm como destino 128 hospitais da Região Metropolitana de São Paulo e, em alguns casos, outros estados. Essa tarefa representa um grande desafio diário, pois o sangue é fruto de doação e em nosso país, infelizmente, ao contrário dos países desenvolvidos, poucas são as pessoas que praticam esse gesto espontaneamente.
Marcelo Douglas Andresio, 39 anos, doa sangue há mais de 6 anos e destaca “alguém da minha família já precisou de doação de sangue, nessa hora passa-se a valorizar ainda mais esse gesto” e aproveita para ressaltar a importância da Campanha Bombeiro Sangue Bom “a campanha é de total importância para incentivar a doação de sangue mas, esse ato deve estender-se para outros profissionais como: policiais, médicos, entre outros” finaliza o metalúrgico.


Requisitos básicos para a doação de sangue
- Estar em boas condições de saúde.
- Ter entre 18 e 65 anos.
- Pesar no mínimo 50kg.
- Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
- Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho, Previdência Social ou Passaporte).


Impedimentos temporários
- Gripe: aguardar 7 dias.
- Gravidez.
- 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
- Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
- Ingestão de bebida alcoólica nas 4 horas que antecedem a doação.
- Tatuagem nos últimos 12 meses.
- Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos: aguardar 12 meses.

Posto de Coleta da Pró-Sangue
Posto Clínicas
Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 - 1º andar – Cerqueira César
De segunda a sexta, das 7 às 19h
Sábados, domingos e feriados das 8 às 18h
Estacionamento gratuito Subterrâneo Estapar – Garagem Clínicas

Posto de Bombeiros da Lapa
Rua Martin Tenório, 130 – Lapa
Telefone: 3834-2067


Para mais informações ligue para o Disque Pró-Sangue 0800-55-0300 ou agende sua doação pela internet: http://www.prosangue.sp.gov.br/

Nenhum comentário: