terça-feira, 4 de setembro de 2007



Novas formas da arte nas ruas invadem o SESC


O SESC Pinheiros e SESC Pompéia apresentam ao público a exposição internacional A Conquista do Espaço – novas formas da arte de rua, com mostra de trabalhos que usam o espaço público como suporte.
A exposição é concebida de maneira não convencional, com obras em diferentes espaços das unidades e seu entorno, como fachadas, muros, paredes e espaços de circulação.“A arte de rua surge como uma reconquista do espaço, uma alternativa. Diferente de outras formas artísticas, esta se caracteriza por não possuir regras ou padrões que a constituam, podendo criar uma relação direta entre a cidade e suas distintas culturas. A arte de rua depende da liberdade que o espaço público proporciona. Sua relação com o espectador acontece de forma aberta e direta, sem intermediários, é uma arte livre por essência por não depender de nenhuma estrutura ou mercado para existir, necessita somente da rua e de uma intenção”, afirma o curador da exposição Danilo Oliveira integrante do grupo Base-V.
Participam da exposição artistas nacionais e internacionais, cujos processos de criação e execução da obra são realizados no próprio ambiente expositivo. O norte-americano Mark Jenkins distribui seus objetos translúcidos e figuras humanas pela praça e saguão de entrada do SESC Pinheiros e Leon Reid, também dos EUA, subverte os códigos de comunicação para alterar sua percepção. Sinais de trânsito, placas, postes são retirados de seus contextos, retorcidos, entortados e colocados de volta no mesmo lugar.
O artista BLU, da Itália, pinta no grande muro de entrada figuras de proporções gigantescas com temática cotidiana. A paulistana Fefe Talavera se apropria da rampa de acesso ao núcleo expositivo e cria, através de colagem, animais tipográficos extraídos dos cartazes de rua encontrados com freqüência na cidade de São Paulo. Onesto e Alexandre Órion, também de São Paulo, utilizam essencialmente o grafite para criarem seus painéis, o primeiro no muro lateral da fachada e o outro no vidro da área de exposições no andar térreo, todos no SESC Pinheiros.
No SESC Pompéia, o cubano Jorge Rodriguez Gerada desenhou com carvão, na parede externa do Conjunto Esportivo, figuras humanas anônimas de proporções gigantescas. Sua obra converte pessoas comuns em ícones visuais da paisagem urbana.
Os grupos Buenos Aires Stencil e Run Don’t Walk, de Buenos Aires, trabalharão um mural coletivo localizado no espaço expositivo do térreo na unidade Pinheiros, trazendo suas temáticas em comum: uma leitura crítica sobre o consumismo, a globalização e o universo da Pop Art. O espanhol SAM 3 traz à tona um mundo frágil feito de papelão, geralmente reciclado. Também no espaço expositivo do térreo o artista cria formas que remetem à figura humana e objetos do nosso cotidiano.
A Área de Exposições - 3º andar do SESC Pinheiros será transformada em um grande catálogo-instalação. Serão núcleos dedicados aos artistas com registros fotográficos de suas obras anteriores, vídeos de processos de suas produções artísticas, históricos e currículos. Haverá o registro fotográfico do processo de criação das obras para a exposição A Conquista do Espaço, que será também incorporado a este núcleo.

A Conquista do Espaço - Novas Formas de Arte de Rua
Exposição até 23 de setembro

SESC Pinheiros
Rua Paes Leme, 195
Telefone para informações: 3095-9400
Funcionamento SESC Pinheiros: terças a Sextas, das 13h às 21h30; Sábados, Domingos e Feriados, das 10h às 18h30.

SESC Pompéia
Rua Clélia, 93
Telefone para informações: 3871-7700
Funcionamento SESC Pompéia: terças a Sábado, das 9h às 22h; Domingos e Feriados, das 9h às 20h.



Nenhum comentário: