terça-feira, 4 de setembro de 2007


Lapa recebe obras de recapeamento e pavimentação
em ruas e avenidas

Nesta semana deu-se início a terceira etapa do Programa de Recapeamento da Cidade de São Paulo. Na Subprefeitura Lapa, até o momento, 22 ruas foram recapeadas e pavimentas. Nesta nova fase serão 81 trechos de ruas e avenidas de 19 subprefeituras.
Na Avenida Nossa Senhora da Lapa iniciou esta semana o recapeamento da via, além disso, é realizada uma reforma na praça/circular da Rua Faustolo. Segundo Nelma Lúcia Heiffig, engenheira que integra a equipe responsável pelas obras na região “a reforma da pracinha foi uma feliz coincidência com o Programa de Recapeamento na região. Nesta confluência existia uma área cercada com prismas de concreto, totalmente asfaltada, local de estacionamento de motos, deposição de lixo, por onde atravessavam pedestres sem calçada e com uma linda paineira solitária no centro. Incomodava a paineira crescendo no asfalto e os pedestres pulando os prismas ao atravessarem a rua” diz a engenheira. As obras na região da Lapa tem como engenheiro responsável Francisco de F. Barretto Neto, da Subprefeitura Lapa.
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de São Paulo, desde 2005, 553 ruas e avenidas da cidade foram recapeadas, totalizando 589 quilômetros lineares. Executado pela Superintendência das Usinas de Asfalto da Prefeitura (SPUA), sob a gerência da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, este é o maior programa de renovação asfáltica já realizado na cidade. Ao final desta terceira etapa, os 650 quilômetros renovados corresponderão a mais que o dobro do que foi realizado pelas quatro últimas administrações municipais juntas. Esta quilometragem equivale à viagem de ida e volta, de São Paulo a Ribeirão Preto, pela Rodovia Anhanguera.
A obra de recapeamento e pavimentação na Nossa Senhora da Lapa pretende dar maior acessibilidade à via, sendo uma das principais avenidas da região. “Com a contratação da equipe de reforma de praças e outros e após tratativas com a CET que fez as demarcações adequadas e nos orientou em diversos aspectos, pudemos iniciar a implantação dessa nova área verde, com cerca de 60 m². Após o término das obras civis, virá o ajardinamento na Praça da Rua Faustolo” ressalta Nelma.
"Este é um trabalho de fôlego, que vem melhorando as condições de dirigibilidade e, claro, de segurança do motorista que circula pelas ruas da cidade e não agüentava mais tamanho descaso e abandono como o que encontramos em 2005. Era uma mistura de remendos, feitos sem qualquer cuidado, com inúmeros buracos, o que causava grandes desníveis nas ruas e aumentava o risco de acidentes. Nossa intenção é levar o programa de recapeamento adiante", afirma Andrea Matarazzo, secretário das Subprefeituras e subprefeito da Sé.
O atual programa empreendido pela Prefeitura, além de melhorar as condições de tráfego da cidade, permite a ampliação do serviço de tapa-buracos para regiões mais periféricas da cidade, já que a renovação asfáltica evita a formação de buracos em vias renovadas. A economia gerada é da ordem se R$ 4,6 milhões por ano, custo suficiente para tapar 130 mil novos buracos.
Para definir as vias a serem recapeadas, a Secretaria considera, principalmente, as solicitações da população junto às subprefeituras e ao Sistema de Atendimento ao Cidadão (SAC), além das indicações técnicas da Secretaria Municipal de Transportes e suas empresas operacionais -- CET e SPTrans. Também é levado em conta um estudo realizado pelo Laboratório de Mecânica de Pavimentos da Escola Politécnica da USP.
As obras para a renovação de asfalto têm previsão de término para meados de setembro. Só nesta fase serão investidos R$ 19,345 milhões.
Outros trechos serão recapeados na região entre eles: Butantã - Alça da Ponte Eng. Roberto Zuccolo (Cidade Jardim) extensão 205m; Alça da Ponte Eusébio Matoso com extensão de 480m; Alça Ponte Freguesia do Ó com extensão 412,50m; Avenida Nossa Senhora do Ó com Avenida Prof. Celestino Bourroul x Avenida. Inajar de Souza, extensão 1.700,00; Av. Nossa Senhora do Ó com Av. Inajar de Souza x Av. Santa Marina, extensão 450,00m; Av. Antonio Munhoz Bonilha com Av. Nossa Senhora do Ó x Av. Deputado Emílio Carlos, extensão 1.500,00; Av. Celestino Bourroul com Av. Otaviano Alves de Lima x Av. Nossa Senhora do Ó 1.060,00; Lapa - Acesso da Ponte dos Remédios, extensão 340,00m; Alça da Ponte da Freguesia do Ó com extensão de 437,50m; Ponte Freguesia do Ó (Dois Sentidos) 365,00m; Rua Cayowaá com Rua Turiassú x Rua Heitor Penteado 2.300,00; Rua Iperoig, Avenida Sumaré x Rua Piracuama, com extensão 900,00m; Rua Traipú, Pça. Silvio de Almeida x Av. Gal. Olímpio da Silveira, 1.400,00 e Rua Atibaia com Rua Caiubi x Rua Dr. Homem De Melo, extensão de 500,00m. No total 61.100,50 serão recapeados nessa terceira etapa do programa.

Nenhum comentário: