segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Urbano Lemos - Entrevista


Paulo Bressan,
Sub prefeito da Lapa,
concede entrevista exclusiva


Paulo Magalhães Bressan, Subprefeito da Lapa, é formado em veterinária e pós-graduado em saúde pública. Há 29 anos atua como servidor público municipal. Atuou como secretário de administração no governo Covas. Logo, foi para a Fundação Parque Zoológico como presidente da entidade, além de presidir o Conselho Superior da Fundação.
Na esfera federal, foi assessor do Conselho Federal de Entorpecentes. Possui vivência no setor administrativo e na área pública.
A Sub Prefeitura Lapa abrange os distritos da Vila Leopoldina, Perdizes, Jaguaré, Barra Funda e Sumaré. Nesta entrevista concedida ao Jornal Nosso Bairro, Bressan esclarece alguns pontos pertinentes a sua administração na Subprefeitura Lapa, desde que assumiu em janeiro de 2005.


Urbano Lemos Qual o maior desafio encontrado ao assumir a Subprefeitura Lapa?

Paulo Bressan A Sub Lapa é uma subprefeitura que lembra muito o município de São Paulo, ela tem socialmente desde a classe A até a classe D. Temos bairros como Pacaembu, Perdizes, Sumaré, mas, também temos bairros como Jaguaré e Jaguara. Uma área de 40 km², 270 mil habitantes e mais de 500 mil entradas e saídas todos os dias, o que equivale duas vezes a população da Lapa, são pessoas que consomem os recursos da manutenção da cidade. O maior desafio foi o passivo representado pela manutenção da cidade que há muito tempo não se fazia. Manutenções como tapa buracos, corte de árvore, corte da grama. Além disso, outro desafio foi o passivo financeiro, representado pela contas que ficaram a pagar das gestões anteriores, mas isso foi equacionado pela Secretaria de Planejamento da Fazenda de Finanças, com isso liberou para a gente trabalhar.

UL Diversos moradores, principalmente de áreas distantes da Sub Lapa, reclamam do distanciamento por parte do Subprefeito. Como se dá o seu relacionamento com a comunidade?

PB Se qualquer Subprefeito ou gestor público ficar circulando na área sobre a sua influência, ele não vai fazer gestão, ele vai fazer política. E eu sou técnico, as pessoas têm contato com a área operacional, eu faço gestão, os funcionários operalizam. Além disso, toda segunda-feira é realizada uma reunião às 10h30, com diversos coordenadores da Sub Lapa. Eles trazem dados e sugestões vindas dos operadores que estão sobre a responsabilidade deles. Tem que ser fazer gestão e não política.


UL O senhor assumiu a Subprefeitura em janeiro de 2005. Ao assumir houve alguma consternação em relação a participatividade da comunidade?

PB Fiquei surpreso em bairros como Lapa e Vila Leopoldina onde pensei que existisse associações representativas. Na verdade são pessoas que se colocam como responsável disso ou daquilo, mas é uma representação de natureza política. Falta representatividade, e quem perde é a comunidade.

UL Falando em Vila Leopoldina observa-se um crescimento acelerado da região. O que se tem feito em relação a verticalização do bairro?
PB Todos as construções obedecem a uma aprovação ao atual Plano Diretor. Hoje, para construir um prédio existe outra metragem de edificação, consecutivamente a densidade demográfica diminui. A região possui lotes grandes. Inclusive tem estoque até do outro lado da Leopoldina, em terrenos das caixarias, inúmeras empresas adquiriram esses terrenos.


UL E o que se pode ser feito para tornar esse crescimento sustentável?

PB Existe um estudo de um projeto denominado “Operação Urbana”, mas para se investir nesse projeto se gastaria praticamente 1 orçamento e meio da Prefeitura. Mas existe em contra-partida diversos trabalhos para melhorar essa região. Uma delas é o atual projeto do Complexo Anhangüera que vai refletir positivamente na sustentabilidade da Vila Leopoldina.


UL Como está o projeto de criação do parque Orlando Villas Boas?

PB Já existe um compromisso que o espaço onde abrigou a antiga usina de compostagem será um parque. Pode ser feita a compensação ambiental. Uma parceria entre Estado e Município. É uma questão agora das audiências públicas, o transbordo que existe no local vai ser retirado. Nos próximos seis meses serão resolvidos assuntos como as Cooperativas que fazem a reciclagem, mas, em primeiro lugar, tem que ter uma definição. O levantamento da questão da contaminação do solo também foi feito, está se fazendo apenas uma complementação do laudo. Existe contaminação de materiais pesados, relativamente pequena, mas não é profunda, não atingiu o lençol freático. O que tem a fazer é descontaminar a área. Não é algo tão difícil, a idéia é até o final de dezembro deste ano, feche o projeto básico, a partir daí começa a tomar ritmo, abre o processo de contratação do projeto executável e começa a obra.


UL No dia 16 de março constatamos uma enchente na região da Lapa. Existe algum plano de ação para evitar enchentes como a ocorrida?

PB O que aconteceu no dia 16 de março, não alagou só a Lapa, alagou São Paulo. Aqui na Sub Lapa nós temos um pluviômetro, em 40 minutos choveu 84 mm, a média prevista para todo o mês de março era 96 mm, não existe o que suporte isso. Além disso, nos últimos anos houve a impermeabilização do solo. Mas estamos trabalhando para amenizar esse fenômeno da natureza. O que estamos fazendo é a manutenção das galerias e até o momento foram instalados 2 mil lixeiras em toda região abrangente pela Subprefeitura.


UL Em relação à Rua 12 de outubro, quantos TPUs (Termo de Permissão de Uso) foram cadastrados até o momento?

PB Os TPUs são atualizados e não cadastrados. Na primeira rodada de atualização anual eram 475 ambulantes, já na segunda atualização o número passou para 325 espalhados pela área da Sub. Eles tiveram que definir pontos fixos e um espaço até 15 metros de banca. Nas ruas 12 de outubro e Cincinato Pomponet existem 128 Termo de Permissão de Uso atualizados.


UL Existe algum projeto para a implementação de câmeras de vigilância 24 horas na Rua 12 de outubro?

PB Já foi feito o projeto do custo que deve ficar em R$ 500 mil reais para a aquisição e a implantação das câmeras na Rua 12 de outubro. Mas para isso é preciso convergir com o Centro de Controle que é operacionado pela GCM. Esse Centro de Controle está dependendo da mudança da GCM da Rua 13 de Maio, para um prédio maior no Centro, para que assim, tenha capacidade de instalar mais esse controle. Atualmente o Centro tem câmeras 24 horas, os próximos bairros são Paulista e 12 de outubro. O projeto ainda estipula 14 câmeras com pontos definidos e estratégicos, giratórias com zoom e controle remoto à distância, a implantação abrange as Ruas 12 de outubro e a Cincinato Pomponet.
UL Como anda o processo de revitalização do Mercado da Lapa?
PB Existe um projeto de revitalização inclusive com os permissionários. O Mercado da Lapa é um mercado de passagem, as pessoas passam por ele e consomem. Um projeto como esse inviabiliza, o custo fica muito alto O que pode ser feito são adaptações no projeto. Reformular o projeto, por exemplo, o Mercado da Lapa não tem lugar para depositar o lixo, fica tudo na porta, é uma das adaptações a serem realizadas.


UL Quais são os planos para o Pelezão?
PB O Pelezão estava com a Secretaria de Educação, agora ele retorna a SEME (Secretaria de Esportes). Até o final do mês de maio já temos um inicio de repasse. O ponto a frisar é que o dono é o freqüentador e quem administra é a Sub Lapa. O novo coordenador do clube é Celso Goldemberg com a supervisão da ex-jogadora de vôlei Ida. Um dos projetos da nova administração do clube, tanto ele como o Jaguaré é o Clube-Escola, funcionando quando não se tem a demanda local. Existe ainda a possibilidade de fazer uma atividade noturna e investir no paisagismo. Na verdade a política do esporte funciona até como uma política de educação também, dentro de um processo de trazer o jovem para o esporte. O Pelezão vai ser onde os Jogos da Cidade vão ser finalizados. Mas para isso precisa colocar ordem na casa.
UL A Lei Cidade Limpa fez com que vários comerciantes se regulamentassem. Qual o balanço da nova lei?

PB A opinião pública foi sempre muito favorável a Lei Cidade Limpa. Inclusive existe uma pesquisa da Prefeitura que indica 82% de aprovação da nova lei. A resposta é que todas as liminares estão caindo. O atual balanço são 84 outdoors retirados. As pessoas têm respondido muito bem, a lei existe e deve ser cumprida. O comerciante de um modo geral, não está reagindo, mas, além de se regulamentar ele deve ter o Cadan. Além disso, não basta retirar o anúncio irregular deve retirar também a estrutura.
UL Para finalizar como a comunidade pode estabelecer um canal direto com a Subprefeitura Lapa?

PB Uma coisa importante nessa conversa é se estabelecer um canal direto com a comunidade. Dúvidas, criticas ou sugestões podem ser encaminhadas ao jornal que logo estaremos respondendo. As criticas em relação à Subprefeitura são importantes, elas fortalecem o processo democrático. Eu não apareço muito, não porque estou me escondendo e sim porque tenho que trabalhar.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Urbano,

Sou morador da região da Lapa e estou procurando uma edição passada do Jornal Nosso Bairro, vc sabe como eu poderia encontrar? Poderia me passar o contato do jornal?

Muito Obrigado,

Alexandre