terça-feira, 4 de setembro de 2007

Urbano Lemos - Entrevista


Nova gestão esportiva da Subprefeitura da Lapa
concede entrevista

Nesta semana entrevistamos a ex-jogadora de vôlei Ida (Ana Margarida Vieira de Andrade) que assumi a supervisão esportiva da Subprefeitura Lapa e, Celso Goldemberg, o novo diretor do Clube da Cidade Edson Arantes do Nascimento, o Pelezão.
Ida esteve na Seleção que faturou a medalha de bronze na Olimpíada de Atlanta em 1996. Ela parou de jogar nas quadras em 2001 e no ano seguinte se aventurou na praia. Depois, passou a ser técnica em Maceió e em 2005 chegou a voltar às quadras na França, em La Rochele. Já Celso Goldemberg traz uma experiência de maratonista e administrador de empresas.
Urbano Lemos Como surgiu o convite para participar da gestão esportiva da Subprefeitura Lapa?
IDA Eu estava em outra área, tinha parado de jogar, estava como técnica de vôlei, participei da campanha do secretário Walter Feldman, ele me chamou e fui para a secretária no gabinete de esportes, logo fui informada da supervisão de esportes na Sub Lapa.
CELSO Sou administrador de empresas e fui convidado pelo secretário para assumir o clube. Nunca participei de gestão pública, mas estou aprendendo, além disso, sou maratonista. Já participo a 12 anos de maratonas, correndo em 11 delas. Gosto disso, esse foi um dos motivos que me fizeram aceitar o convite. Como eu gosto disso e sou esportista, a idéia é fazer isso aqui virar um clube de esportes, não é só a parte administrativa, mas sim participar efetivamente.
UL Quando que vocês assumiram o Pelezão e o Clube Jaguaré?
IDA Fiquei 1 mês na Secretaria de Esportes (SEME) e no dia 5 de abril fui nomeada para assumir a supervisão do Pelezão e também do Clube Jaguaré, além de 9 CDMs espalhados na região.
CELSO Já eu fui nomeado em 27 de abril e a diretora do Clube Jaguaré, Daniela Aparecida Gonçalves que já foi diretora do Pelezão em 2001/2002, foi nomeada dia 24 de abril.
UL Na semana passada, durante conversa com o Subprefeito Paulo Bressan, ele destacou o projeto Clube Escola. Como funciona esse projeto?
CELSO Existe o projeto Clube Escola que vai ser implantado nos próximos meses. Um projeto do prefeito Gilberto Kassab junto com o secretário Walter Feldman. O objetivo é trazer as crianças fora do horário escolar para dentro de clubes da cidade. Inicialmente o Clube Escola será implantado em seis escolas e o Pelezão vai ser o primeiro. O objetivo também é trazer a população de volta, fazer o Pelezão ser o que era uns 10 anos atrás. Outra expectativa é reformar toda a estrutura de quadra e de ginásio, aumentar a freqüência e a qualidade do clube.
IDA O Clube Escola funciona em horários fora de aula, ele é o contra-turno da escola, atendendo de manhã e à tarde. A principio o projeto abrange escola da região, mas a idéia é trazer sempre mais crianças.
UL Atualmente quais são as atividades oferecidas pelo Clube Pelezão?
CELSO Oferecemos futebol; vôlei; basquete; jiu-jitsu; capoeira; tai-chi-chuan; tênis; handebol. Temos 7 quadras poliesportivas, 1 ginásio, 2 piscinas, 3 quadras de tênis e 3 campos de futebol. Temos uma área de 98 mil m². Pretendemos implantar o circo e o judô, além de implantar xadrez e mais para frente um bici-cross, fazendo uma parceria com a Confederação de Ciclismo, também em caráter social, onde as bicicletas estarão à disposição da comunidade.
IDA Na verdade, tudo que estiver ligado ao esporte e a possibilidade de fazermos pretendemos implantar. A idéia é fazer com que a Lapa seja uma referência em esportes.
UL Qual o Plano de Ação para o Clube Pelezão?
CELSO Saiu um decreto hoje (dia 2), da Secretaria de Esportes para começar a reforma dos Clubes, é algo gradativo, devagar mas vamos começar pela reforma. Além do projeto Escola também teremos uma tenda de circo, com aulas de circo para a comunidade. Além de aulas de judô e natação.
IDA Além disso, existe o projeto do Telecentro junto Secretaria de Participação e Inclusão Digital. Teremos 20 computadores para aulas, funcionado paralelo ao Clube Escola e mais 5 computadores para a comunidade. Este é um projeto que estamos batalhando muito e, acreditamos que até o final do ano estará implantado.
UL Como a sua experiência na quadras pode ajudar na administração de um clube como o Pelezão?
IDA Eu não tenho experiência em órgãos públicos, mas a experiência que eu tenho é como atleta. Tenho uma visão mais esportiva. Apesar de que a idéia não é formar grandes atletas, na verdade é um esporte de inclusão, é justamente o contrário, oferecemos esporte para todos. Tenho uma experiência que é inquestionável e eu sei se o trabalho está sendo bem feito ou não, além de facilitar o poder de articulação, às vezes as coisas tornam-se mais fáceis, passa-se credibilidade.
UL Em relação aos Jogos da Cidade existe alguma confirmação do Pelezão realizar a final do Campeonato?
CELSO Nós pretendemos, mas é algo que não depende da gente. Como ele um dos maiores clubes, existe essa possibilidade, mas para isso precisa confirmar o inicio dos Jogos da Cidade. Mas o que sabemos é que todos os finais de semana terão jogos no ginásio e no campo de futebol.
Clube da Cidade Edson Arantes do Nascimento - Pelezão
Rua Belmonte, 957 – Alto da Lapa
Telefone: 3834-0032

Nenhum comentário: