segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Revelando São Paulo










Festival de Cultura Paulista Tradicional
chega a sua 11ª edição


O Revelando São Paulo, evento realizado anualmente no Parque da Água Branca, comemora este ano, sua 11ª edição. O encontro é considerado uma vitrine viva das mais diversas manifestaçõesda cultura identitária produzida em diferentes regiões do Estado.
O Revelando São Paulo homenageia, a cada edição, temas ou personagens. Neste ano direcionou o foco para “a beleza da nossa casa”, no sentido de despertar a reflexão para a busca do equilíbrio, da organização e do cultivo da paz no ambiente que as pessoas vivem, trabalham ou realizam suas atividades sociais, e também interiormente.
A abertura oficial do XI Revelando São Paulo aconteceu no último sábado, 8 de setembro, com a participação de grupos indígenas representantes de 46 etnias, que pela primeira vez ganharam um espaço especial - próximo à Praça Doce, ao lado dos 155 estandes de artesanato e 80 estandes de culinária.
Uma atração na culinária regional é a cidade de Guaratinguetá que trouxe para o evento a tradicional ‘bala de puxa’ ou bala de coco. Um diferencial do estande é que a preparação da bala é feita na hora “essa bala é um dos doces mais tradicionais da culinária paulista, sua preparação requer habilidade e alguns segredos” ressalta Jean Rubens, responsável pela elaboração do doce. Além da bala de coco, o estande de Guaratinguetá destaca-se na oferta de mais de 32 tipos de doces como: doce de leite, doce de abóbora e paçoca.
Durante o evento, os visitantes podem experimentar a culinária, conhecer o artesanato característico, além de contar com extensa programação, que inclui apresentações folclóricas e artísticas. Vandete Garcia de Moraes, da cidade de Jaú traz ao XI Revelando São Paulo a arte do tear manual. “Desde pequena aprendi a técnica de tear com a minha avó, e hoje luto para essa arte não ser esquecida”.
Também estão contempladas as devoções, representadas por atividades de grupos de violeiros, congadas e cortejos. No total são 180 municípios paulistas representados nas diversas atividades oferecidas; 170 animais (entre tropas de mulas, cavalos, touros e búfalos), 17 carros de bois, 30 grupos no Festival da Amizade, 18 orquestras de violas, 40 congadas e moçambiques, 50 duplas de violeiros, 15 grupos de catira, 15 grupos de dança de São Gonçalo e Santa Cruz, fandangos e cururus, 12 grupos de bonecões e cabeções e 40 Folias de Reis.


Destaques
Ao completar 11 anos de existência, com 20 edições realizadas – 10 na Capital, seis no Vale do Paraíba e quatro no Vale do Ribeira – o Revelando São Paulo 2007 traz a presença dos grupos indígenas para difundir a cultura dos primeiros ocupantes da terra, presente no dia-a-dia dos paulistas, nas receitas, no artesanato e nos costumes.
Os indígenas apresentam especialidades da culinária, com destaque para o prato tradicional feito com palmito juçara e pupunha, com mel e carne assada na brasa. Os índios da aldeia de Parelheiros trazem um aquário com água da nascente do rio Capivari, onde ficarão diversas espécies de peixes.
Outra novidade é a concentração dos culinaristas que se dedicam à produção de quitutes e sobremesas na Praça Doce, localizada na extremidade dos corredores dos estandes de culinária. Neste local poderão ser degustados e também adquiridos para viagem: doces de leite, sidra, abóbora, banana, cocadas, compotas e frutas em calda, bolos, tortas e outras especialidades dos velhos livros de receitas de família presentes na mesa paulista graças à herança do aprendizado no preparo de cada prato.

Programação:
Dia 15 – Sábado

9h – 15º Festival de Bonecos de Rua e Cabeções
9h – 9º Reiada – Encontro de Folia de Reis
15h – 9ª Festa de Cosme e Damião
16h – Corrida de Cavalhada
19h – 7ª Noite dos Tambores

Dia 16 – Domingo
9h – Corrida de Cavalhada, 10ª Congado Paulista - Encontro de Congos e Moçambiques, 9º Encontro de Caminheiros, 11º Encontro de Romeiros, 6º Encontro de Irmandades Religiosas
17h – Despedida de Nossa Senhora Aparecida
18h – Encerramento – Grupo Abaçaí – Bale Folclórico de São Paulo.

Revelando São Paulo – XI Festival da Cultura Paulista Tradicional
Neste sábado e domingo, das 9h às 21h
Local: Parque da Água Branca
Avenida Francisco Matarazzo, 455 - Água Branca

Nenhum comentário: