segunda-feira, 27 de agosto de 2007

OBRAS DE BOTERO MARCAM PRESENÇA NO MEMORIAL




Pinturas de alto impacto dramático do artista plástico colombiano Fernando Botero - que testemunham a violência sem fim em seu país - compõem a primeira grande exposição internacional do Memorial da América Latina em 2007, com patrocínio da Nossa Caixa. “A Dor da Colômbia, por Botero” fica em cartaz até 26 de abril. Ela faz parte da programação de aniversário de 18 anos do Memorial, comemorados em 18 de março.
São 67 trabalhos – pinturas a óleo e desenhos – realizados entre 1999 e 2004 – selecionados e doados pelo próprio artista ao Museu Nacional da Colômbia, em Bogotá. O artista, que em geral se manifesta contrário ao uso da arte como "arma de combate", declarou, por ocasião da doação das obras, sentir-se na obrigação moral de deixar um registro sobre o momento vivido pelo país.
Sem abandonar seu estilo mundialmente famoso, Botero retrata os episódios de atentados a bomba e a comoção social que tomou conta do país nos anos 80 e 90. O artista é conhecido pelas formas redondas com que retrata suas figuras. De natureza humorística à primeira vista, as pinturas de Botero são geralmente um comentário social com toques políticos.
Fernando Botero é o artista latino-americano vivo de maior reconhecimento internacional da atualidade. Por isso, com o apoio do governo colombiano, essa mostra já percorreu cidades colombianas e também capitais sul americanas como Quito e Buenos Aires. Algumas das obras já passaram por cidades européias. De São Paulo, a mostra seguirá para a Espanha.
Essa não será a primeira vez que as obras de Botero vêm ao Brasil. Em 1998, quando expôs no Masp 82 obras produzidas entre 1947 e 1997, a mostra foi vista por 121.611 pessoas. Foi a segunda maior bilheteria do museu paulista, ficando atrás apenas da exposição de Salvador Dali.


Sobre o artista
Radicado na Itália, Fernando Botero nasceu em Medellín, na Colômbia, no dia 19 de abril de 1932. Desde cedo, demonstrou interesse pela pintura e, aos dezesseis anos, já havia participado de sua primeira exposição coletiva. Diferentemente de muitos artistas de sua época, Botero não teve uma formação acadêmica rigorosa; seus êxitos artísticos foram resultados de buscas pessoais.
Autodidata, foram fundamentais para sua formação os estudos sobre a história da arte, tanto dos mestres do Renascimento como os anônimos da arte egípcia, grega, pré-hispânica, colonial e popular. Nos anos 50, estudou em Madri, onde aprofundou seus estudos sobre o exagero das formas e proporções, o que caracterizou grande parte de sua obra.


O espaço

A Galeria Marta Traba é um espaço privilegiado do Memorial da América Latina para a difusão da arte latino-americana e para o intercâmbio cultural com os países do nosso continente. Projetada por Oscar Niemeyer, a Galeria é hoje o único espaço museológico existente no Brasil inteiramente dedicado às artes e à cultura latino-americanas. Ocupando uma área de 1.000 m², o espaço é sustentado por uma única coluna central, circundado por painéis que permitem ao visitante, desde a entrada, uma visão do conjunto das obras expostas.

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