terça-feira, 21 de agosto de 2007

Orquestra Britten comemora 20 anos na Lapa



A orquestra Britten comemora na próxima terça-feira (28), seu aniversário de 20 anos no Teatro Cacilda Becker, na Lapa. Sua história inicia no ano de 1986, quando dois jovens violinistas, Cláudio Cruz e Nadilson Gama, se juntaram ao Regente Titular no aprimoramento técnico e sonoro da Orquestra.
O resultado do trabalho conjunto foi que em cinco anos a Orquestra Britten se profissionalizou e nesses 20 anos realizou centenas de Concertos em teatros, auditórios, escolas, salas de concerto, escritórios e fábricas, muitos deles de cunho didático, com explicações a respeito dos instrumentos, dos compositores e das obras executadas.
A Orquestra Britten gravou 3 CD´s: Orquestra Britten in Concert, Orquestra Britten executa Compositores Nacionais , Orquestra Britten Festival Vivaldi.
Atualmente a Orquestra é dirigida pelo Violoncelista Nelson Gama e pelo Violinista Nadilson Gama, respectivamente Regente Titular e Spalla.

Escola Britten
A Escola Britten, a célula mãe da Orquestra, foi fundada também em 1986 com o objetivo básico de formar novas platéias para a chamada música clássica, realizando Cursos de Prática de Orquestra para estudantes de música. O nome Britten foi tomado do compositor inglês Benjamin Britten, nascido em 1913 e falecido em 1976, que compôs uma obra magnífica chamada “Guia Orquestral para Jovens” onde ele disseca, de uma forma extraordinária, uma Orquestra Sinfônica, apresentando todos os instrumentos que a compõe.

O Quarteto de Cordas Britten
O surgimento do Quarteto de Cordas foi automático, pois o Quarteto é quase que uma redução da Orquestra. Essa formação característica com 2 Violinos, Viola e Violoncelo, criada nos idos de 1720 por Alessandro Scarlati e completada por Haydn em 1755 quando ele compôs os 6 Quartetos do Opus 1, foi ampliada pelo próprio Haydn – que compôs 84 Quartetos de Cordas – e desenvolvida por todos os grandes compositores a partir de então. O Quarteto Britten tem tido uma atuação marcante na vida cultural paulistana tendo já se apresentado várias vezes no Centro Cultural São Paulo e em outros espaços culturais, eventos e workshops em São Paulo e no Rio de Janeiro. O Quarteto de Cordas Britten é formado pelos violinistas Anderson Cardoso e David Gama, pelo violista Rafael Martinez e pelo cellista Nelson Gama.

A Editora Britten
Como o trabalho da Britten foi sempre voltado para o ensino de iniciantes na área das Cordas, um complicador era os métodos, principalmente os de Violoncelo e Viola que eram importados, escritos em Inglês ou Alemão e muito difíceis. No ano 2000, a Escola Britten decidiu entrar nesse segmento e criou um Método Facilitado para Violino, Viola e Violoncelo que ensina o básico de cada instrumento, porém suficiente para os alunos tocarem bem nas igrejas evangélicas e principalmente prestarem exame nas Escolas Oficiais de Música, como a Escola Municipal de Música de São Paulo e a Universidade Tom Jobim (antiga ULM). Dois Álbuns para Quarteto de Cordas, com melodias arranjadas para 2 Violinos, Viola e Violoncelo complementam o ensino dos Métodos.
Em 2005 a Editora Britten lançou um livro intitulado “Introdução às Orquestras e seus Instrumentos” que entre outros temas aborda a Origem das Orquestras, os instrumentos, a Arte da Regência, a Figura do Maestro e a Leitura de uma Partitura. Parte integrante do livro é um CD que inclui a gravação do Guia Orquestral, de Benjamin Britten, narrado em Português.

Futuro da Orquestra
Os projetos culturais com a Orquestra e o Quarteto deverão continuar. Em 2007 será gravado um CD do Quarteto. Os Métodos, já traduzidos para o Inglês, serão lançados em paises de língua inglesa. Dependendo da aceitação em seguida virão as traduções para Espanhol e Italiano.

Dirigentes

Nelson Gama
Economista e Pós-graduado em Administração de Empresas estudou Teoria e Solfejo com o Prof. Lutero Rodrigues na EMMSP e Violoncelo com os Profs. Augusto Lombardi, Gino Pachiaudo, Marisa Johnson e Nerisa Aldrighi. Regência estudou com o Maestro Mário Guedes Peixoto da Orq. Sinfônica do Recife. É professor de Violoncelo, Violoncelista do Quarteto e Regente da Orquestra. É de sua autoria o método para Violoncelo, os Álbuns de Quartetos e o livro Introdução às Orquestras.

Nadilson Gama
Violinista e Violista formado pela EMMSP e Faculdade Mozarteum, atualmente faz parte dos quadros de duas das mais importantes Orquestras de São Paulo: Jazz Sinfônica e Sinfônica Municipal, onde atua como chefe de naipe dos segundos violinos. Além disso, participa da Bachiana Filarmônica, criada pelo pianista João Carlos Martins e do conjunto de Câmara Divina Café. É professor de Violino e Viola, autor dos métodos para esses instrumentos e Spalla da Orquestra Britten.

Nenhum comentário: