terça-feira, 21 de agosto de 2007

Depois de rodar o Mundo,
“Decifrando o Cabelo”
chega ao Sesc Pompéia

Um assunto aparentemente banal, o cabelo - arma de sedução e tema atraente para a maioria das pessoas - combina dualidades: a ciência e o fútil, o surpreendente e o familiar, o incomparável e o comum, o social e o íntimo, a escala microscópica e a macroscópica. Desenvolvida pelo Cité des Sciences et de l' Industrie do La Villete - Paris (o maior pólo de cultura científica da Europa) em parceria com a L´Oréal e co-realizada no Brasil pelo SESC São Paulo, a exposição itinerante internacional “Decifrando o Cabelo” (Decoding the Hair), que explora todo esse universo contido num fio de cabelo, desembarca no Galpão do Sesc Pompéia após ser apresentada em oito países.
Surpreendente, instrutiva e divertida são adjetivos usados pela Cité des Sciences et de l' Industrie para classificar a exposição, cujo tema é atraente por sua familiaridade, universalidade e o espaço significativo que ocupa no cotidiano das pessoas. A mostra tem como principal objetivo despertar a curiosidade e o desejo de saber mais no visitante de todas as idades e sexos e desenvolver um tema do ponto de vista científico e cultural.
Para Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, a mostra alia instalações criativas a uma rigorosa pesquisa com informações científicas e culturais ligadas ao tema. "A mostra apresenta ao público leigo informações de caráter científico e cultural em uma linguagem acessível, apontando desde fatores genéticos até curiosidades que indicam os diferentes tipos de cabelos, considerando não só elementos étnicos, mas também tendências e práticas determinadas culturalmente", explica Danilo.


Cabelo divido em 4 áreas
Formada por documentários, painéis e interative hands on (equipamentos multimídia que permitem a manipulação em uma ação física sobre a exibição), a exposição é dividida em quatro seções distribuídas em um espaço de 600 m².


Entre Vida e Matéria - A primeira explora o cabelo como objeto de várias pesquisas e experimentos científicos, mostrando toda sua composição, por meio de sua estrutura e as propriedades do cabelo. Nas instalações é possível medir a força do cabelo, ver um fio de seu cabelo aumentado mil vezes (o que facilita muito a escolha de produtos adequados), entre outras atrações.

A ciência do produto - Xampus, sprays, gel, tintas, cremes... os cabelos são fonte de pesquisas de cientistas, biólogos e médicos para a criação de produtos. A segunda seção aborda esse universo, mostrando a indústria do cabelo, com exibição de documentário sobre como as tinturas agem em um fio e sua estrutura, comprovando que cabelo cinza não existe. Um filme feito no laboratório da L'Oréal retrata máquinas que testam os efeitos dos cosméticos nos cabelos.

O salão das metamorfoses - Uma terceira ala leva o público ao mundo de sonhos, onde cabeleireiros transformam penteados em obra de arte, além de oferecer idéias para uma nova aparência. Também nesta área, o visitante senta em frente a um monitor e se vê com diferentes cortes e tipos de cabelo, além de observar fotos de pessoas com mania de enrolar o cabelo enquanto falam e outros tiques.


O cabelo do mundo - No final do percurso, mais uma secção vai encher os olhos dos visitantes e montar um panorama dos penteados, salões de beleza, canções e expressões populares ligadas ao cabelo. Uma ala mostra a relação existente entre cabelo e história, moda, poesia, cultura dos povos, linguagem e música. Nessa parte, a pessoa senta-se numa cadeira e, equipada com uma espécie de capacete, ouve músicas e poemas do mundo inteiro que exaltam o cabelo.


Curiosidades sobre o cabelo
· Em média, o cabelo cresce 0,3 mm por dia e 1,5 cm por mês.
· 1,3 km é a quantidade média de cabelo que uma pessoa produz mensalmente. Em um ano, esse número sobe para 16 km.
· 4 mm abaixo da pele é a profundidade onde a raiz se instala. Essa área é chamada de folículo capilar.
· Anualmente, 20 km de fios de cabelo são produzidos por todos os nossos folículos capilares.
· O diâmetro de um fio de cabelo equivale a 45 mícrons (unidade de medida que equivale à milionésima parte do metro).
· Diariamente, você perde entre 50 a 100 fios de cabelo.
· Em 1 cm² de couro cabeludo, estão presentes 200 fios de cabelo.
· O couro cabeludo de uma pessoa ocupa, em média, 600 cm².
· Cada pessoa tem, em média, 120 mil fios de cabelo.
· Uma cabeleira com 120 mil fios pode suportar até 12 toneladas.


A melanina e as cores
Loira, ruiva ou morena, seja qual for a cor do seu cabelo, a melanina é a grande responsável pela sua opção. Ao observar fios de cabelos de cores diferentes no microscópio, pode-se descobrir que somente alguns grãos de melanina bastam para dar cor. Dois tipos dessa substância, presentes em todos os cabelos em proporções diferentes, permitem obter todas as nuances coloridas.
Os grãos de melanina são produzidos pelos melanócitos, que também são responsáveis pela melanina que dá pigmentação à pele. Porém, existe uma diferença entre os melanócitos da pele e do cabelo: enquanto a melanina da pele é estimulada pelos raios de sol, com o cabelo isso não acontece. Além disso, os dois produzem melanina em tempo e variedade diferentes.


Cabelo grisalho não existe
Não existe cabelo cinza ou grisalho. Na verdade, o que acontece é uma mistura da cor original com os fios brancos que começam aparecer. O visitante da mostra poderá, inclusive, comprovar esse fato em uma das atrações.
Ao longo dos anos, os nossos cabelos mudam de cor. Primeiro, a pigmentação se intensifica, o que escurece os cabelos e, na idade adulta, a formação de pigmentos vai diminuindo ou cessa. Muitas pessoas acreditam que isso acontece por falta de melanina, porém, na maioria das vezes, a substância continua a ser produzida no bulbo capilar até que os cabelos se tornem totalmente brancos. Durante esse processo, o que ocorre é uma falha de comunicação com as células receptoras, impedindo a chegada de melanina ao longo do fio.

Cabelo como produto
Além de perucas, os cabelos podem ser usados como produtos em outros casos. Na China, ele é usado para remover poluentes industriais da água, porque os metais se prendem ao cabelo. Na França, o cabelo é utilizado para filtrar o vinho.

Quando o cabelo nasce
Já no útero da mãe, o bebê começa a ter os seus primeiros fios de cabelo, que aparecem no 5º mês de gestação. O escalpo, também conhecido como couro cabeludo, é formado no 7º mês de gravidez.

Nenhum comentário: